Abaixo, trecho do texto no catálogo da Bienal:
A obra principal de 1966 é o “Álbum de Iniciais Russas”, uma série de 24 fôlhas, baseadas no alfabeto russo (catálogo no 17). Distinguem‑se das obras anteriores por uma disciplina ainda maior e pela desistência quase completa de empregar letras. São impressas quase exclusivamente com os revessos planos e rectangulares das letras de madeira. Composições elementares resultam de traves, rectângulos e quadrados coloridos. A maior disciplina formal vai acompanhada de um trato mais livre do tema. Os caracteres cirílicos formam apenas o esqueleto da figura artística, dêles deduzida, à qual comunicam simultaneamente algo de sacral e fantástico, vivo nas letras orientais. Da ordem firme formal irradia uma expressão viva, que se baseia exclusivamente na própria invenção. Com as suas formas claras e vivamente coloridas, encontram‑se estas composições como exemplos maduros e de grande maestria no meio de uma das correntes mais actuais da arte contemporânea. Mesmo assim fica completamente conservado o elemento pessoal ao qual o próprio Reichert deu o título mais adequado: poesia tipográfica.Herbert Pée
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