domingo, 27 de janeiro de 2008

Eugen Gomringer









Três poemas do suíço pioneiro da poesia concreta. Antes do encontro com Décio Pignatari em Ulm, ele chamava seus poemas de "constelações".

2 comentários:

Anônimo disse...

caríssimo poeta escritor universal novoláctico: sou uma analista tradutora intérprete lite´raria brasileira e minha paixão pela nossa TRADIÇÃO DA FORMA NOVA aconteceu inesperadamente VIA A LIBIDO DO SOM DO DESEJO NA VOZ DE MEU EX-AMIGO BRÁULIO MANTOVANI NA PUC-SP NOS ANOS 80. COMPREENDI E PUDE FALAR COM O PODER DA FRUIÇÃO VIA MEU PSINACANLISTA MAURO MENDES DIAS E A ESCRITORA ANALISTA LITERÁRIO SAMIRA CHALHUB. FIZ INÚMERÁVEIS ESCRITURAS SOBRE OS POEMAS CONCRETOS E DE NOSSA STREAMLINE-TRADIÇÃO DA INVENÇÃO E VISÃO ESCÓPICA OU , COMO TENTO EXPLICAR A MEUS ALUNOS HOJE EM DIA MULTIDIMENSIONAL, SENSÍVEL, FRUIÇÃO DA OBSERVAÇÃO. SEU POEMA SIL~ENCIO É MAGNIFICO. ESSES DIAS VOLTEI A REESCREVER SOBRE OS CONCRETISTAS E VOCÊ E O DÉCIO PIGNATATI VÊM EM SUPERPOSIÇÕES COM OS CAMPOS. CONCLUI QUAL É O SENTIDO DE TODA ESTA TRADIÇÃO, CONSTRUÇÃO DE UMA EGRÉGORA NOVA COM TODA A FORÇA DA ABSTRAÇÃO SINTAGMÁTICA SIMBÓLICA DE NOSSAS SOCIEDADES GLOBAIS : ASSENTAR E MARCAR O SENTIDO DAS PALAVRAS-FRASES TÃO SIMPLES COM A CERTEZA DE QUE NOSSA VIDA PSÍQUICA É UMA POT~ENCIA COM O MESMO PODER DE MUDAR O RUMO DOS CAMINHOS DO MAL EM QUAISQUER MANIFESTAÇÕES DAS FALAS MAIS BANAIS E POSTURAS DE LINGUAGENS MAIS INCONSCIENTES DO DIA A DIA CORRIDO E AUTOMATIZADO.
SEU "WIND" É CALIGRÁMICO E UMA RAMAGEM UM RAMAL DE UMA ÁRVORE AO LÉU E AO VENTO OU NOSSOS OLHOS DE CAMERA-EYES TÃO MARCADO E CRAVADO POR OSWALD DE ANDRADE. ALIÁS VIVA A GARÇONIERE QUE ESTÁ SENDO VENDIDA PELO BANCO UNIBANCO E VI UMAS CÓPIAS NA FEIRA INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA EM SÃO PAULO EM ABRIL. ADORO FALAR ASSIM, E QUE FELICIDADE COMENTAR PELA PRIMEIRA VEZ SEU POEMA DIRETAMENTE. VIVA A CIBERNÉTICA DE ORDEM PSÍQUICA MAIS REAL E SENSÍVEL. TODAS AS SAUDAÇÕES DAS FONTES DE NOSSAS GALÁXIAS, VIVA SEU POÉMA- AVIÃO DE FAIXAS-FUMAÇAS "AVENIDAS, MULERES, FLORES...", DA EZIR DE PAIVA, E-MAIL ERIZE.PAIVA@YAHOO.COM.BR

marilia disse...

Como contactar Eugen Gomringer?
Grata,
Marília
marilialibrandi@uol.com.br