segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Lucas Dupin

Abertura da exposição hoje, na Biblioteca Pública Estadual.
Na sua terceira mostra individual, Alfarrábios, em Belo Horizonte (Biblioteca Central da UFMG - 2009 e Câmara Municipal de Belo Horizonte - 2010), Lucas Dupin apresenta na Galeria Paulo Campos Guimarães da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, além dos trabalhos já apresentados nas mostras anteriores, desenhos inéditos nos quais prossegue com a experimentação de materiais tanto comuns ao desenho como o grafite e pastéis oleosos, como a pólvora e carimbo sobre papel.

Reconhecido e premiado por trabalhos de intervenções efêmeras em espaços outros que os já reconhecidamente destinados à exposição de arte, nesta exposição o artista apresenta sua produção mais recente de desenhos, na qual, o “objeto livro” é ao mesmo tempo ponto de partida e suporte para imagens.

Livros antigos e obsoletos, ( que aliás é um dos significados da palavra Alfarrábios, título da mostra ) cada vez mais descartados, recebem Desenhos delicados feitos de matéria bruta (Amir Brito Cadôr), paisagens que se desenvolvem pelas páginas incorporando textos, anotações, imagens e marcas de uso que porventura o livro utilizado possa ter. Tudo passa a se constituir matéria trabalhada.

Sua mostra “Alfarrábios”, aparente atentado ao acervo de uma biblioteca é na verdade uma homenagem a todos que direta ou indiretamente, encontram nos livros uma maneira de afetividade, seja como criadores ou leitores.(Conceição Bicalho)

Nenhum comentário: