segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Sir John Evans

scripta minoa, 1909

Tabela que mostra os desenhos que deram origem ao alfabeto fenício.

sábado, 29 de agosto de 2009

Waltercio Caldas

Quem é, quem é... (Cinema), 1988
Objeto realizado em 1987. Recorte de estórias em quadrinhos em novo arranjo, produzindo outra narrativa. Dedicado à Laura Caldas, filha do artista.
Exemplar único.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Mark Andrew Weber

Capa da revista Crafts, matriz de xilogravura entintada e fotografada.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Luigi Serafini



















Codex Seraphinianus
Outras imagens e um texto (em inglês) podem ser vistas no site da abebooks. A primeira edição é de 1970, e a mais recente saiu em 2006.

Anônimo


página de estudos, com pontos-medida

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Shinnoske Sugisaki


Typography for an exhibition which commemorates the UNESCO world heritage registration of traditional performing arts "ningyo joruri Bunraku" (Japanese puppet theatre) of Japan."

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Gregório

O Espírito Santo ditando ao Papa Gregório I,
painel em relevo de marfim, século 10, Museu de Viena

The Holy Spirit Dictating to Pope St. Gregory I
ivory relief panel, 10th century
Kunsthistorisches Museum, Vienna

Conceitualismos

Diálogos sobre Conceitualismos - América Latina / Europa
Exposição e palestras em São Paulo e Bremen 2009

Concebido e organizado pelas professoras Cristina Freire (MAC USP) e Anne Thurmann-Jajes (Universidade de Bremen), os Diálogos promovem a troca de experiências de duas realidades distintas - Europa Ocidental (Alemanha) e América Latina (Brasil) - nos debates que a arte conceitual propõe desde os anos de 1960 e 1970, principalmente sobre a definição de obra de arte e o papel do público e das instituições frente à sua institucionalização. Os esforços de ambas as especialistas têm convergido para buscar plataformas de interpretação e extroversão das coleções (MAC USP e Neues Museum Weserburg / Universidade de Bremen) por meio de instrumentos como publicações, exposições, seminários, palestras e exposições.

Diter Roth, Piccadilly
Exposição
PAISAGEM CONCEITUAL: PUBLICAÇÕES DE ARTISTAS E A IMAGEM DA CIDADE EUROPEIA
A exposição apresenta 33 obras da coleção do Neues Museum Weserburg, da Universidade de Bremen. São trabalhos relevantes para a história da arte conceitual realizadas por vinte artistas europeus, com ênfase na produção alemã, incluindo diversos gêneros de publicações como poesia sonora e visual, livros de artista, arte postal, cartazes, gravuras, vídeos e fotografias. Portas, passagens, mercados e fachadas de construções dominam a imagem das cidades representadas, como Barcelona, Veneza, Amsterdã, Paris, Londres e Berlim. Para a curadora Anne Thurmann-Jajes, pesquisadora responsável pela coleção do museu alemão, “ao caminhar pelas cidades européias, o cidadão das sociedades atuais pode se tornar consciente de sua própria história”. Numa abordagem conceitual, os artistas apresentam essa constituição de cidade sob diferentes perspectivas - seja do ponto de vista arquitetônico, sócio-político, urbano ou turístico - explorando elementos determinantes para a cidade contemporânea, referências da história da arte e abstrações artísticas.
Participam da exposição os artistas Stanley Brown, Daniel Buren, Peter Downsbrough, Hans-Peter Feldmann, Christian Konrad, Claus Hänsel, Joseph W. Huber, Edmund Kuppel, Boris Mihailov, Antoni Muntadas, Joan Rabascall, Józef Robakowski, Dieter Roth, Andreas Hagelüken, Valeri Scherstjanoi, Jean Frédéric Schnyder, Jan Swidzinski, Nicolás Uriburu, Stephen Willats e Ruth Wolf-Rehfeldt.
Período 13 de agosto (abertura das 17 às 22 horas) a 20 de setembro de 2009
Funcionamento terça a sexta das 10 às 18 horas, sábados e domingos das 10 às 16 horas
Local MAC USP Cidade Universitária - Rua da Reitoria, 160
Telefones 11 3091.3039 (informações) - 11 3091.3328 (agendamento)
Entrada franca

sábado, 22 de agosto de 2009

Hans-Peter Feldmann




11 Bilder von Feldmann, 1969

Lou Dorfsman



Gastrotypographic mural


Lou Dorfsman CBS mural, detalhe





Hearing, anúncio

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Salon Light


SALON LIGHT / feira de artes impressas
tijuana / vermelho / cneai
20, 21 e 22 de agosto
O TIJUANA e o Centre National de l'Édition et de l'Art Imprimé – CNEAI (França) apresentam nos dias 20, 21 e 22 de agosto, a feira de artes impressas SALON LIGHT. Primeira edição em São Paulo do evento que ocorre anualmente na França, o SALON LIGHT reunirá, durante três dias, artistas e editores independentes brasileiros, franceses e da América Latina com o objetivo de criar uma plataforma de difusão de publicações, livros de artista, discos, cartões postais e revistas. O evento conta ainda com leituras, encontros, palestras, oficinas de estamparia, lançamentos de livros, revistas e shows.

mais info: galeria vermelho

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Isabel Truniger









Ping Pong: In alphabetical order, 2003/2004
Enquanto estava envolvida em trabalho trandisciplinar com tecidos, surgiu a idéia de fazer um alfabeto que pudesse ser vestido.



While envolved in trans-disciplinary work on textiles, the idea came up of developing an alphabet that can be worn. Laid out horizontally, the garments, all black, correspond exactly with the letters of Helvetica extra-bold, though of course they vary in size according to wheter we are dealing with a sock, a scarf with muff or a dress. This is reminiscent of pictorial typography, where the human body was often used for forming charcaters. Oscillating between style and pattern, Ping Pong playfully deconstructs an icon of modern Swiss typography.
(Idea magazine)

sábado, 15 de agosto de 2009

Entro























Este poema pode ser visto no site que fiz para a minha dissertação, e também em uma versão em flash, neste outro site.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Robert Filliou

Je meurs trop, 1977
Este livro-objeto é um comentário irônico a respeito dos livros: um tijolo comum, em que se acrescenta uma cinta com a frase de Antonin Artaud "uma sensibilidade única no mundo". Um retângulo de papel com o nome do autor e o título do livro foi colado na parte superior do tijolo. Aqui o paratexto é o que define o livro.

Edward Wright


frog
pond
plop
Traduzido por dom Sylvester Houedard
Design de Edward Wright
diagrama de Matilda Cheung, School of Graphics
Chelsea School of Art
Publicado por John Furnival, 1965
Utilizando uma dobradura de uma conhecida brincadeira de criança, o poeta escreveu um poema curto, que pode ser traduzido assim: rã, tanque, plop.
Ele resumiu em três palavras um famoso poema japonês de três versos, um haicai de Matsuo Bashô:
O velho tanque
Uma rã mergulha
Barulho de água.
Tradução de Paulo Franchetti e Elza Doi

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Jes Petersen

PIERO MANZONI
life and work
Verlag Petersen Press
1969
100 páginas em acetato, o único texto impresso é o que aparece na capa

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Paulo de Toledo

o resto é clichê, 2009

O amigo Paulo de Toledo enviou este poema. Tem mais lá no blog dele, poesia e outras bobagens.

domingo, 9 de agosto de 2009

Louise Hopkins

White black black white, 2005
acrylic ink on comic pages on wood panel
48 x 50 cm

Untitled (452), 2003
partly erased comic book
40 x 32 cm


Links: [Mummery+Schnelle] [Doggerfisher Gallery] [Scotland at Venice Biennial 2007] [Wikipedia] [Absolute Arts]

via http://drawingsandnotes.blogspot.com/