sexta-feira, 22 de maio de 2009

Joseph Kosuth

Self-Portrait in a Fur-Collared Robe, 1500
Oil on lime panel, 67,1 x 48,7 cm
Alte Pinakothek, Munich

Neste auto-retrato, o artista alemão Albrecht Dürer faz uma tríplice representação de si mesmo: à esquerda, o monograma formado pelas iniciais A e D e o ano de realização. No centro, a representação visual, e no outro lado, uma inscrição em latim, que diz algo como "Assim eu, Albrecht Dürer de Nuremberg, pintei a mim mesmo com cores indeléveis, com a idade de 28 anos". As obras de Joseph Kosuth guardam uma semelhança estrutural com esta pintura, a definição do objeto representado continua do lado direito.

Uma e três cadeiras, 1965

Uma e três cadeiras, 1965

Esta outra, apesar de ter o mesmo nome da anterior, apresenta outra cadeira, e a definição da palavra cadeira no dicionário de inglês é substituída pela definição fornecida por um dicionário bilíngüe, inglês/francês.

Um comentário:

Lucas Dupin disse...

Caro, Amir, parabéns pela postagem e na maneira como sua colocação contribui para conectar aparentemente coisas tão distintas. No entanto, é estranho pensar como que na pintura de Durer o estatuto da imagem ainda é outro. A pintura dele mesmo, continua ainda sim, não sendo ele, mas sua representação. Dessa forma, temos três diferentes formar de representação na mesma imagem, enquanto que na de Kosuth apenas duas.