domingo, 19 de outubro de 2008

Mostra de Caligrafia

Passados 33 anos desde a sua última realização no MASP em 1975, a exposição Mestres do Sho Contemporâneo em São Paulo reúne 145 trabalhos dos maiores expoentes da caligrafia artística contemporânea japonesa.

Exposição Mestres do Sho Contemporâneo em São Paulo
Onde: MASP
Endereço: Avenida Paulista, 1578 - São Paulo/ SP
Quando: até 9 de novembro
Quanto: 15 reais (inteira) e 7 reais (meia para estudantes) - Entrada gratuita às terças-feiras. Menores de 10 anos e maiores de 60 anos não pagam.
Info: (11) 3251-5644
http://masp.uol.com.br/exposicoes/2008/caligrafia-japonesa/


Hidai Nankoku, variações sobre o trovão (1948)


Ueda Sokyu, Ai (amor), 1951

Esses são dois trabalhos históricos, do Pós-Guerra, que quebram com a noção de caligrafia até então estabelecida. O primeiro (Hidai Nankoku) utiliza formas primitivas do caracter de trovão, ligeiramente deformados. O segundo (Ueda Sokyu), embora lembre o ideograma shin, mercadorias, na verdade recebeu o título de "Amor", porque o calígrafo o fez se inspirando no neto que estava aprendendo a engatinhar. Foi recusado por uma exposição justamente pela polêmica do nome, que parecia outra coisa. (texto e imagens gentilmente cedidos pelo Rafael. meus sinceros agradecimentos)


2 comentários:

andre miolo disse...

Muito, legal seu blog. parabens pela generosidade em mostrar tantas possibilidades de escrita. levarei como referencia esse espaço.
Um salve!
andré
www.maquinomovel.com

Anônimo disse...

Passei pelo Letteri Café e cheguei até o seu blog. Já tem um tempinho que tô aqui fuxicando...Gostei. Voltarei sempre. Vou "roubar" umas postagens/sugestões também...
Valeu.
Abraços.