Passados 33 anos desde a sua última realização no MASP em 1975, a exposição Mestres do Sho Contemporâneo em São Paulo reúne 145 trabalhos dos maiores expoentes da caligrafia artística contemporânea japonesa.
Exposição Mestres do Sho Contemporâneo em São Paulo
Onde: MASP
Endereço: Avenida Paulista, 1578 - São Paulo/ SP
Quando: até 9 de novembro
Quanto: 15 reais (inteira) e 7 reais (meia para estudantes) - Entrada gratuita às terças-feiras. Menores de 10 anos e maiores de 60 anos não pagam.
Info: (11) 3251-5644
http://masp.uol.com.br/exposicoes/2008/caligrafia-japonesa/
Hidai Nankoku, variações sobre o trovão (1948)
Ueda Sokyu, Ai (amor), 1951
Esses são dois trabalhos históricos, do Pós-Guerra, que quebram com a noção de caligrafia até então estabelecida. O primeiro (Hidai Nankoku) utiliza formas primitivas do caracter de trovão, ligeiramente deformados. O segundo (Ueda Sokyu), embora lembre o ideograma shin, mercadorias, na verdade recebeu o título de "Amor", porque o calígrafo o fez se inspirando no neto que estava aprendendo a engatinhar. Foi recusado por uma exposição justamente pela polêmica do nome, que parecia outra coisa. (texto e imagens gentilmente cedidos pelo Rafael. meus sinceros agradecimentos)
2 comentários:
Muito, legal seu blog. parabens pela generosidade em mostrar tantas possibilidades de escrita. levarei como referencia esse espaço.
Um salve!
andré
www.maquinomovel.com
Passei pelo Letteri Café e cheguei até o seu blog. Já tem um tempinho que tô aqui fuxicando...Gostei. Voltarei sempre. Vou "roubar" umas postagens/sugestões também...
Valeu.
Abraços.
Postar um comentário