quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Traplev Orçamentos

Centro Cultural Sérgio Porto
& Traplev Orçamentos
apresentam:

Encontros Impressos (espaço 3).
Com Daniel Steegmann (video-instalação)
+ LANÇAMENTO: TATUÍ 10
+ DISTRIBUIÇÃO: Rébus#1, 2; recibo057 e Livros Para... de Capacete Entretenimentos
+ bebidas e afins...
20 de outubro, quarta feira – 19:37h

Centro Cultural Sérgio Porto
Rua Visconde Silva s/n – Humaitá
RIO DE JANEIROTel.: (21) 2535-3846
ENTRADA GRATUITA

Encontros Impressos (espaço) é a continuação das Palestras Capacete que vinham acontecendo desde o ínicio do ano no Centro Cultural Sérgio Porto e que a partir de junho sob coordenação do artista Traplev, terá um foco através do “Espaço de Encontros” como desdobramento expandido da produção e edição de 6 novos números da publicação RECIBO de artes visuais que será produzida nos próximos 12 meses (através do edital de Revistas Cultura e Pensamento 2010). Os Encontros impressos não se restringirão a um só formato e se expandirão além do "espaço impresso".

Encontros Impressos (espaço 3) terá o artista Daniel Steegmann Mangrané que apresentará uma video-instalação + o lançamento da Revista TATUÍ 10 + distribuição da publicação independente RÉBUS e recibo057 - malambo.
- Daniel Steegmann (Barcelona 1977), apresentará o vídeo "Teque-Teque" numa instalação que joga com as características do teatro como espaço privilegiado da representação.
Usando uma breve panorâmica horizontal que é cortada, editada e recombinada ao ritmo do canto de um pássaro teque-teque, o trabalho chama a atenção para a fisicidade da imagem em movimento e sua percepção.
O vídeo se apresentará numa tela suspensa no meio do palco do teatro, permitindo aos espectadores caminhar ao redor, sentindo seu movimento em relação ao movimento do vídeo, experimentando-o em relação ao espaço e ao próprio corpo.

Daniel Steegmann Mangrané nasceu em Barcelona em 1977, onde estudou artes plásticas e fotografia. Desde 2004 mora no Brasil entre Rio de Janeiro e São Paulo. O seu trabalho foi apresentado em exposições individuais e coletivas no Brasil França, Espanha, Bélgica, Japão e Alemanha entre outros.
Atualmente é bolsista das Becas de Creación Artística 2009-2010 do MUSAC.
http://musac.es/index.php?ref=102400

- LANÇAMENTO
TATUÌ 10:
Em sequência às experiências editoriais que a REVISTA TATUÍ tem realizado, esta edição nº10 foi produzida em um processo de residência realizado entre 25 de julho e 16 de agosto de 2010 em Olinda (PE).
De sua concepção editorial Ana Luisa Lima e Clarissa Diniz convidaram Christiano Aguiar, Daniela Castro, Deyson Gilbert, Kamilla Nunes, Pablo Lobato e Vitor Cesar para editar a revista a partir de suas atuações no campo da arte: artistas e curadores e críticos e escritores e cineastas e designers e editores.
Trata-se de uma grande composição a partir dos dissensos que foram comuns, afirmando espaço para pensamentos contruídos em conjunção também com forças que se fizeram presentes a despeito da ausência.

- DISTRIBUIÇÃO:
RÉBUS#1 e 2
Rébus é uma publicação independente de tradução de textos de arte & poesia bilingue editada por Thais Medeiros. A cada edição um dos textos publicados serve como pretexto para ações poéticas. O primeiro número de RÉBUS com tradução de um conto/poesia de Tracey Emim, foi apresentado no seu lançamento por Roberto Correa dos Santos e Rosane Carneiro.
Na edição 2 de RÉBUS foram traduzidos um poema de Denise Levertov e um conto da artista surrealista Leonora Carrington. Além das traduções, foram publicados nessa edição dois poemas de Beatriz Bastos. Tatiana Dager, inspirou-se no conto de Carrington para fazer um "filme-performance" em parceria com Glaucia Mayer e Marcela Maria. O filme foi apresentado no lançamento, realizado na livraria do Museu da República com trilha sonora de Ícaro dos Santos.
A edição 3 que deve sair nos próximos dias, terá tradução de um conto do escritor John Dufresne e um texto de Roberto Correa dos Santos e outras surpresas.
recibo057 - malambo
recibo057 (quinto número de recibo) é um desdobramento do programa de residência em rede realizado entre outubro de 2009 no lugar a dudas (laboratório de investigação e confrontação da reflexão crítica para difusão das práticas artísticas contemporâneas) localizado em Cali na Colômbia. Com 3 mil exemplares esta edição especial foi financiada pelo Centro Cultural da Espanha de São Paulo e AECID com distribuição em alguns países da Iberoamérica.


RECIBO é uma publicação experimental de artes visuais que surgiu em 2002 em Florianópolis editada pelo artista Traplev. A publicação também se define como uma plataforma de "distribuição gráfico-curatorial" que tem como intuito agenciar projetos e ações relacionadas às práticas artísticas de circulação e dispersão de idéias.

Em 2010 RECIBO é uma das 4 revistas selecionadas no Edital Cultura e Pensamento na qual produzirá 6 novos números durante os próximos 12 meses.RECIBO também é a publicação brasileira convidada pelo Museu de Arte Contemporanea de Castilla y León (MUSAC) da Espanha a participar do projeto editorial especial da Revista Pulgar da Venezuela que irá reunir publicações independentes da América Latina e que, por meio do apoio de intercâmbio cultural do Ministério da Cultura do Brasil, o editor de recibo, o artista Traplev estará presente no lançamento no próximo dia 23 de outubro no MUSAC, (em breve lançamento no BRASIL).

Traplev Orçamentos é uma plataforma colaborativa que produzir e publica planos relacionados as práticas artísticas como: projetos curatoriais, encontros, seminários, edição de impressos, expedições temporárias, etc. Coordenado por Traplev desde 2005, nas cidades onde se encontra.
PRÓXIMO LANÇAMENTO::::::::: recibo88 - sobre a noção de despesa ::::::::
pelo edital cultura e pensamento: novembro/dezembro 2010::::::


TRAPLEV

Nenhum comentário: