terça-feira, 17 de junho de 2008

Wim Crouwell








Cartazes tipográficos (alltype poster) é uma das especialidades deste holandês. Os exemplos acima foram feitos para divulgar exposições no Stedelijk Museum de Amsterdam.



sexta-feira, 13 de junho de 2008

Katsuhiro Kinoshita




Cartazes para a Morisawa & Co., 1985.

A reprodução está muito pequena - foram publicados na revista Idea na década de 1980 - mas dá para ver que ele usa ideogramas, fragmentos de letras árabes e caligrafia latina na mesma imagem.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Qandusi

Este manuscrito do século 19 está em exposição na FAAP, em São Paulo, até o dia 22 de junho.

Bismila, em uma caligrafia de al-Qandusi. Outras imagens podem ser vistas em http://www.gardenofletters.com/introduction/

terça-feira, 10 de junho de 2008

Herb Lubalin



Capa e logotipo da revista Avant Garde, criada por Lubalin. A fonte criada a partir deste lettering fez sucesso.

Anúncio do concurso de cartazes antiguerra da revista Avant Garde, desenhado por Herb Lubalin, 1968.

Cartão de visita de Lubalin


Uma boa seleção de trabalhos deste influente tipógrafo pode ser encontrado neste tributo a Herbert Lubalin. Neste blog tem mais informações.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

domingo, 8 de junho de 2008

Peter Blake





'An Alphabet' is made up of 26 silkscreen prints, each signed and numbered by the artist, in an edition of 60 with 5 artist proofs. 10 sets of the prints available individually, the rest as portfolios presented in a buckram covered archive box. The screenprints were proofed and editioned in London by Coriander Studio and are printed on 300gsm Velin Arches paper.
(via Art Rabbit).

O Peter Blake é autor da capa do Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Georges Mathieu

Tibériade, Georges Mathieu, 1967



Cena do filme de Frederic Rossif, realizado em 1971, mostrando o pintor em ação. O sujeito está com 87 anos, e faz há quase 50 anos estas pinturas caligráficas.

René Fauconnet

Um retrato do poeta Paul Valéry, feito em máquina de escrever.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

François Dufrene


Letras compostas com a técnica da descolagem, que consiste em camadas de cartazes rasgados. A montagem permite ler "mot", "nu" e "mental" ou "monumental", uma referencia ao tamanho das letras.

Dimitri Bulatov


terça-feira, 3 de junho de 2008

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Catherine Zask



Platonov, 2002

Allegoria Stanza, 2003

cartaz para a peça de Tchekhov Les trois soeurs (As três irmãs)


Cap-Vert, 2002

Alguns dos cartazes de Catherine Zask são impressos em serigrafia, como este acima. A maioria tem apenas duas cores, e um efeito de sobreposição por transparência.

Catherine Zask (1961) is a French graphic artist and designer. She graduated from the ESAG (Paris) in 1984. Started her career in 1985 as an independent designer, works with cultural institutions and private-enterprises. In 1993 she was a resident at the Academie de France in Rome (Villa Medici) where she created Alfabetempo, a weird typeface. Zask has won several awards, including the Grand Prix of the 20th International Biennial of Graphic Design Brno in 2002. She is a member of the AGI, Alliance Graphique Internationale.

Leia uma entrevista (em inglês) no pixel creation. O vídeo abaixo tem alguns cartazes em animação:

Catherine Zask animation from Katie Gavenda on Vimeo.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

desdobráveis

A geometria foi importante para o desenvolvimento de um conjunto de nove livros, em que cada um deles é formado por apenas uma das letras maiúsculas do alfabeto latino cujo desenho é simétrico.


A idéia de utilizar letras simétricas surgiu do estudo da história do alfabeto e do seu desenvolvimento como escrita bustrofédon, em que as palavras seguem o caminho do boi arando, uma linha deve ser lida da direita para a esquerda, e a seguinte da esquerda para a direita. Para facilitar a continuidade da leitura, houve a necessidade de letras que pudessem ser lidas nos dois sentidos.
As letras foram seccionadas nos eixos vertical e horizontal. O livro foi organizado pelo arranjo das letras, pela combinação de seus fragmentos utilizando figuras de retórica como a inversão, a reversão de caracteres e sua reorganização. Em cada página uma das metades da letra é impressa, em um jogo com o espaço do papel. Colocar uma metade da letra no limite da página faz pensar que a outra metade está na página seguinte, mas quando aparece em outra posição, a superfície se torna ativa.



Com este trabalho, participei da Mostra Internacional de Poesia Visual e Livro de Artista que aconteceu na Argentina. Aqui tem um diagrama que mostra como montar um livreto de oito páginas utilizando um corte e dobrando uma única folha. Por isso o nome, qualquer livro neste formato pode ser desdobrado e voltar a ser uma folha de papel.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Caracteres Japoneses

O cartão de visitas da Dainippon Type Organization tem o rosto desenhado com os caracteres que formam o nome destes tipógrafos japoneses. (via ping magazine)

Anselm Kiefer



Brunhilde et son destin, 1977. Cópia do livro Mirror of venus by Wingate Paine / with words by Françoise Sagan & Federico Fellini (Random House New York). 66 páginas duplas, 30 x 23 x 2,5 cm

(imagens do livro Anselm Kiefer et la poesie de Paul Celan, de Andrea Lauterwien)