sábado, 29 de junho de 2013

Gastão de Magalhães



Was ist Kunst? – Mirrors of production

Artistas: Raša Todosijevic, Dan Perjovschi & Mark Schreiber, Július Koller, Regina Vater, Viola Yeşiltaç, Hugo Canoilas, IRWIN, UlaJohnsen e Gastão de Magalhães
Curador: Tobi Maier

A exposição Was ist Kunst? – Mirrors of production, com curadoria de Tobi Maier, introduz a questão o que é arte?a partir da apresentação de trabalhos de diferentes artistas, brasileiros e europeus, muitos deles apresentados pela primeira vez no país. O título da exposição parte da pergunta feita em lingua alemã em duas séries de trabalhos apresentados na exposição: Was is tKunst? (What is art?/ o que é arte?), criada independentemente pelo artista servo Raša Todosijevic e pelo coletivo esloveno IRWIN durante o período de 1970 e começo de 1980, respectivamente.
Com uma pluralidade de suportes – da fotografia à pintura; da joalheria à performance – a exposição não tem o intuito de responder esta cativante pergunta. A história da arte moderna é marcada pela dificuldade e multiplicidade sobre a noção de arte. Was ist Kunst? – Mirrors of production busca ser um prazeroso jogo que mostra os modos como esses artistas olham para arte, de uma perspectiva metafísica, estética e histórica e também de um ponto de vista de crítica institucional operando dentro do ambiente das galerias de arte contemporâneas e do sistema dos museus.
O catálogo acompanha o texto do curador introduzindo os trabalhos apresentados na exposição
What ist Kunst? – Mirrors of production.

GASTÃO DE MAGALHÃES, 1953, São Paulo, vive e trabalha em São Paulo.
Foi incluído na 7ª e 8ª exposição JAC no MAC/USP em 1973 e 1974; na 14ªe16ª Bienal de São Paulo, 1977 e 1981 e em várias outras exposições no mundo. Entre muitas performances podemos destacar ‘Interferência’ na Pinacoteca do Estado de São Paulo 1986. Recentemente participou da exposição Subservise Pratices, Württembergischer Kunstverein, Stuttgart, Alemanha 2009; Redes alternativas, MAC/USP, São Paulo 2011.Em 2012 apresentou uma exposição individual na Document Art Gallery em Buenos Aires, Argentina.

GALERIA JAQUELINE MARTINS
– São Paulo, 10 de Julho – 17 de Agosto 2013
Abertura: Quarta-feira, 10 de Julho, 18h-22h

Rua Doutor Virgílio de Carvalho Pinto,74
Bairrro de Pinheiros
São Paulo/SP -BRASIL

Nenhum comentário: