segunda-feira, 26 de abril de 2010

Varvara Stepanova

Varvara Stepanova's designs for the performance of 'An Evening of the Book' with the protagonists standing in front, photographed by Alexander Rodchenko (1924)© Rodchenko Stepanova Archives, Moscow [via Tate]



Video de Mai-Thu Perret

“An Evening of the Book and Other Stories” cria um cenário de peças quase aleatórias: uma instalação de três vídeos sem som, a preto e branco, inspirados na avant-garde russa e projectados sobre papel de parede com um padrão reflector; gráficos com setas e passos – coreografias impressas nas paredes pintadas de prateado; uma manequim sentada que lança um olhar vítreo a um tapete cor de beringela onde foi derramada tinta fosforescente; prateleiras onde se encontram as vírgulas que foram usadas nos vídeos; e uma esfera em novelo de néon branco no chão, a um canto. A construção desta instalação é codificada – usa símbolos que nos revelam alguns pressupostos. O projecto de vídeo (co-produzido por Mathieu Copeland) é central, dá o nome à exposição e assenta na colaboração com outras artistas, como Amy Granat ou Fia Backstrom – um conjunto de mulheres repete movimentos abstractos por entre objectos estranhos. Na origem está a peça de teatro russa agit-prop, de 1924, com o mesmo nome (“An Evening of the Book and Other Stories”). Aqui, as principais influências são a geometria construtivista e a cenografia de Stepanova. Sentimos uma crítica à alienação da sociedade pós-capitalista, de modo fragmentado e utópico, entre os vários objectos que sublinham a performance do vídeo. E também nas referências à avant-garde russa, que via na arte uma forma de restruturação social. [via artecapital]





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