quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Pérolas tipográficas



Hudinilson Júnior






Hudinilson Urbano Júnior (São Paulo, 1957 - São Paulo, 28 de agosto de 2013)
Hudinilson despontou no cenário artístico do país nos anos 1980 como um dos pioneiros da arte xerox no Brasil. Seus trabalhos, como "Exercícios de Me Ver", a série de fotografias em que se retratou no que parece ser um ato sexual com uma máquina fotocopiadora, viraram referências na história da performance no país. As imagens resultantes da xeroperformance eram distribuídas como folhas avulsas, montadas em painéis ou agrupadas em livros de artista.


Imagens da série Exercício de Me Ver e fotografias de Hudinilson, na exposição AINDA - o livro como performance, no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, de 5/9 a 13/10/2013. Cortesia da galeria Jaqueline Martins.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Lenora de Barros


publicado na revista Zero à Esquerda, editada por Omar Khouri e Paulo Miranda.
Este poema faz parte da mostra "Ainda - o livro como performance", que será realizada no Museu de Arte da Pampulha

domingo, 25 de agosto de 2013

Capas sem texto

 Michael Snow, Cover to Cover, 1978

 Fabio Morais, ARTE E MUNDO APÓS A CRISE DAS UTOPIAS, 2010

 Paul Cox, Abstract Alphabet, 2001

Alfredo Jaar, A Hundred Times Nguyen, 1994

 Joachim Schmid, Belo Horizonte: Praça Rui Barbosa, 2002

Katsumi Komagata, Blue to blue, 2002

Michelangelo Pistoletto

 Edward Ruscha & Lawrence Weiner, Hard Light, 1978
Hard Light

Andy Warhol, Andy Warhol (Moderna Museet), 1968

Capas de livros de artista, sem texto com identificação de título ou autor. Em alguns casos, o nome do artista aparece na lombada, como na imagem acima, livro-catálogo de Andy Warhol

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Beto Shwafaty




Lawrence Weiner

"the book is on the table", or "something to put something on".
um livro para crianças de todas as idades.


um livro sobre o jogo de amarelinha

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Wlademir Dias-Pino



página do livro "Naquele flutuar das escritas: caligramas", vol. 437 da Enciclopédia Visual

As imagens acima são de três exemplares diferentes do mesmo livro. A Enciclopédia Visual teve seis volumes publicados com o mesmo formato, uma luva com pranchas soltas de 20x20 cm aproximadamente, e o primeiro volume tem outro formato, é encadernado (A marca e o logotipo brasileiros, em colaboração com João Felício dos Santos). Em conversa por telefone, o artista explicou que imprimiu os seis livros ao mesmo tempo, aproveitando ao máximo o formato do papel e o tempo da gráfica. Por isso todos os volumes utilizam as mesmas cores. Cada página tem duas a três cores especiais, mas a transparência e a sobreposição faz parecer que tem mais cores.

Comprei em um sebo os cinco volumes, mas faltava este, que quase comprei em outro sebo. O exemplar que eu tinha veio com uma prancha a menos, 35. Depois de um ano, consegui comprar dois volumes da Enciclopédia, e aconteceu algo incrível: veio no volume 54, "Ante a comunicação visual da astrologia", duas pranchas a mais, uma delas era a que faltava no meu outro livro, e a outra é a última imagem desta postagem, com o fundo azul (sim, o preto foi impresso por cima e ganhou um tom azulado).

terça-feira, 13 de agosto de 2013

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

João Baptista da Costa Aguiar


 




Nasceu em São Paulo em 1948. Estudou desenho e pintura na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Em 1970 começou na Editora Abril e em 1973 já atuava em estúdio próprio. Foi diretor de arte da revista Vogue Brasil (1976-1978). A partir de 1982 passou a atuar na criação de cartazes e identidades corporativas para instituições e eventos. Criou o logotipo e participou da implantação da identidade visual da editora Companhia das Letras, em 1986; fez o projeto gráfico de capa para a série de livros policiais e iniciou o desenho de coleções de diversos autores consagrados. Desenhou também os logotipos dos selos Companhia das Letrinhas e Cia. Das Letras.


Mais informações: http://www.joaobaptista.art.br/

Lewis Carroll

carta enviada como presente de aniversário

quinta-feira, 1 de agosto de 2013