quarta-feira, 30 de junho de 2010

terça-feira, 29 de junho de 2010

Raul Pederneiras

Folha de rosto do livro "Figurações Onomásticas"
Nomes que fazem figura, improvisos a lápis de Raul Pederneiras.
Cortesia do João Bührer e seus arquivos incríveis

Loja em Porto Alegre

LOJA - Dia 1/7/2010 (última edição)

A exposição LOJA reúne diferentes tipos de publicações de artistas: livros, revistas, cartazes, postais, fotocópias, adesivos, panfletos, cds, dvds e objetos múltiplos, estará na Pinacoteca do Instituto de Artes/UFRGS.

Participam os artistas Alex Cabral, Aline Dias, Amir Brito, Ana Paula Lima, Ana Clara Joly, Ana González, Beco da Arte, Brígida Baltar, Carla Zaccagnini, Claudia Zimmer, Cleverson Salvaro, Diego Rayck, Fabio Morais, Giorgia Mesquita, Glaucis de Morais, Glória Ferreira, Grupo Poro, Helio Fervenza, Joana Corona, João Rosa, Jorge Luiz, Jorge Menna Barreto, Julia Amaral, Laercio Redondo, Maikel da Maia, Maíra Dietrich, Maria Ivone dos Santos, Mariana Silva da Silva, Marilá Dardot, Marina Borck, Michel Zózimo, Milla Jung, Milton Machado, Nara Milioli, Orlando Maneschy, par( ent )esis, Paulo Bruscky, Priscila Menezes, Rosana Rocha e Traplev.

Horário de Visitação: quinta-feira, 1 de julho, das 10:00 às 16:30 horas
Rua Senhor dos Passos, 248 - 1º andar - Centro -Porto Alegre/RS

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Kanji


uma prateleira em forma de ideograma

Mots Animaux






http://www.motsanimaux.com/

No site, algumas animações em flash com caligramas de animais.

sábado, 26 de junho de 2010

Ashley Bickerton

Good Painting

Autoportrait tourmenté, 1988



Tormented Self-Portrait (Susie at Arles)



sexta-feira, 25 de junho de 2010

Júlio Mendonça

Zero à esquerda

Torre de Babel

Brueghel, o Velho






Torre de Babel em um manuscrito medieval

Torre de Babel utilizando lego

Links: Robert Smithson; Babel; Totino

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Robert Filliou

Poème collectif, 1968

Apesar das características exteriores de um livro, Poème collectif não é um livro propriamente dito. “É um livro em potência, um espaço virtual de poesia” (Delcroix, 1997). Trata-se de um pequeno livro (13,5 x 11 cm) com apenas 24 páginas, sendo 16 páginas em branco e uma folha solta, um cartão preto, assim como a capa, com a indicação “caça-palavras”. Na capa aparecem como autores “Robert Filliou et Cie”. No início e no fim, textos breves. O primeiro consiste em “instruções”: cada página deve ser preenchida por uma pessoa diferente que inscreve, ignorando os textos precedentes, “o nome de 5 a 7 objetos – coisas, emoções, sentimentos, etc. – que deseja se desembaraçar. Na última página, podemos ler: “Fim de: Destroços do Homem. Poema de sua natureza morta”.

Gunter Rambow


Fotomontagens

Cartazes de Gunter Rambow do final dos anos de 1970 para a editora S.Fischer, de Frankfurt.
Gunter Rambow (1938) é um dos mais destacados designers gráficos da Alemanha.

Links montag;

Gentileza

O Profeta Gentileza, andarilho que escrevia mensagens em postes e pilares de viadutos do Rio de Janeiro, tornou-se figura histórica. Atualmente, os painés estão em fase de restauro.
A Marina Chaccur tem algumas imagens do Gentileza (cedidas pelo Claudio Rocha) e das fontes no flickr.
No livro Fontes Digitais Brasileiras: de 1989 a 2001 tem as fontes:
- Gentileza - normal e italic - do Gustavo Ferreira (1999)
- Gentileza - Audrin Santiago e Felipe Barbosa (1999/ 2000)
- Ghentileza - Luciano Cardinali (1998/ 2000)

quarta-feira, 23 de junho de 2010

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Paulo Bruscky




Erótico
Modigliani & Bruscky, 1991

Outras páginas podem ser vistas aqui. Um exemplar deste livro encontra-se na coleção especial de livros de artista da EBA/UFMG

sábado, 19 de junho de 2010

Franz Mon

Cada vez é maior a importância das técnicas na confecção do texto. A
sobreposição mecânica ou fototécnica dos elementos de escritura, rasgar, cortar,
amassar e comprimir provocam a destruição do material de escritura dado ou
bem a construção de novas formas textuais. Revelou-se especialmente fecundo um
método que denomino colagem central. Uma série de folhas se colam sobrepostas,
de maneira que a folha inferior fique inteira, e as folhas que vão se sobrepondo
são recortadas cada vez mais de maneira concêntrica. O buraco se faz maior de
folha em folha, até que a última fique reduzida ao contorno. Todas as folhas se
encontram colocadas em relação de tamanho. Cada tira traz para o todo seus
elementos de texto ou de imagem mais ou menos fragmentados. A mim interessou,
além da função estética do procedimento, também a seguinte questão: com
que quantidade mínima de signos (fragmentos) é possível obter uma
espécie de texto que continue sendo em certa medida "legível", que irradie
impulsos constitutivos de sentido, ou seja, capazes de despertar nosso
interesse?

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mario Lombardo

The path to the correct type
Page Magazine
Direção de arte e design: Mario Lombardo
Desig Gráfico: Mirjana Parovic


Este labirinto tipográfico, que parece uma instalação, é na verdade uma maquete de 15 cm de altura.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Francisco Goya







Série de seis pequenos quadros representando a Captura do bandido Maragato pelo frei Pedro de Zaldívia, 1807.
(29.2 x 38.5 cm cada)
The Art Institute of Chicago
O bandido Maragato foi um assassino muito conhecido a partir de 1800; foi detido em 1806 por um franciscano, Pedro de Zaldivia, e foi pendurado e esquartejado pela justiça da época. Alguns enxergam esta série como um precursor da narrativa visual que se tornaria conhecida como histórias em quadrinhos no Brasil.

domingo, 13 de junho de 2010

Kumi Yamashita

Exclamation Point, 1995
wood, light, cast shadow
55 x 39 x 6 in.
A artista usa luz e sombra projetada para criar imagens.

sábado, 12 de junho de 2010

Marian Bantjes


Marian Bantjes criou este coração para a Saks Fifth Avenue, em comemoração ao Dia dos Namorados. O desenho contém algumas palavra escondidas, ligadas à ocasião.

sexta-feira, 11 de junho de 2010