terça-feira, 30 de dezembro de 2008

sábado, 27 de dezembro de 2008

Marcelo Drummond


Onomatopéicos, da série “Tipos Híbridos”
papel cartão impresso e durex; 18 x 10,5 cm; 2002

MARCELO DRUMMOND (Itabira, MG, 1964)
Graduado em Comunicação Visual (88) pela Universidade Estadual de Minas Gerais (antiga FUMA), cumprindo atualmente o programa de Doutorado na Facultad de Bellas Artes / Universidade de Barcelona, Espanha, onde desenvolve pesquisa sobre a tipografia vernacular no Brasil, como bolsista da CAPES. É professor do Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes. Tem no prelo “Tipos Híbridos”, Tipografia Experimental. Em 2000, seu trabalho “Trufa Tipográfica” recebeu o VII Prémio Internacional de Poesia ‘Joan Brossa’, em Barcelona, Espanha. Outros trabalhos podem ser vistos aqui.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Van Eyck


O retábulo de Gand, fechado (acima) e aberto

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Hilal Sami Hilal


Sherazade (2007)

Hilal Sami Hilal (Vitória, ES, 1952). Vive e trabalha em Vitória, ES.

Capixaba de origem síria, Hilal Sami Hilal iniciou-se, nos anos 1970, no desenho e aquarela para depois decidir se aprofundar em técnicas japonesas de confecção do papel. A partir daí, com uma viagem ao Japão, sua pesquisa intensificou-se, resultando numa segunda viagem a esse país no final dos anos 1980. Cruzando influências culturais entre o Oriente e o Ocidente, entre a tradição moderna ocidental e a antiga arte islâmica, surgiram suas “rendas”. Confeccionadas com um material exclusivo, criado com celulose retirada de trapos de algodão e misturada com pigmentos, resina e pó de ferro e de alumínio, as rendas privilegiam a força gestual do artista. Que assim constrói a tela a partir de linhas que se cruzam, de cores que se revelam na mistura dos materiais e da sensação de ausência gerada pelos espaços em branco. O trabalho, colocado a curta distância da parede, beneficia-se das sombras projetadas, criando um rendilhado virtual. Algumas de suas obras são realizadas apenas com resina acrílica, criando o mesmo efeito visual. Esteve no Panorama da Arte Brasileira, MAM/SP, em 1998. Em 2007/2008 teve uma grande mostra de sua obra exposta no Museu da Vale, Vitória, Espírito Santo, com curadoria de Paulo Herkenhoff. (via Ministério da Cultura).

A mostra esteve também no Palácio das Artes em Belo Horizonte.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Klaxon


Capa e contracapa da revista modernista Klaxon. O anúncio foi diagramado pela equipe da revista, mas o patrocinador não gostou e retirou o apoio. A letra A foi desenhada pelo poeta Guilherme de Almeida.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

René Magritte


Le Miroir magique [The Magic Mirror], 1929
Oil on canvas
73.00 x 54.50 cm (framed: 91.80 x 73.00 x 7.00 cm)
National Galleries of Scotland, Edinburgh

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Vincent Van Gogh




Os livros de Van Gogh










The Yellow Books, 1887


French Novels, Arles, October, 1888. Amsterdam, Van Gogh Museum.


Still Life with Open Bible. April 1885.
Oil on canvas.
Vincent van Gogh Foundation, Rijksmuseum Vincent van Gogh, Amsterdam, the Netherlands.


quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Willem Sandberg

com um chapéu na cabeça, 1956-1973
projeto tipográfico para o poema "A formiga" de Robert Desnos,
editado por Gründ, Paris, 1956



Gehoor, 1965-1973
Projeto tipográfico criado em 1965 para ilustrar a obra Keywords: Piet Zwart.
59,5 x 42 cm

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Rivane Neuenschwander


Trabalho que fez parte da mostra "Comic Abstraction" no Moma/NY.


 A volta do Zé Carioca, 2004

domingo, 7 de dezembro de 2008

Seiichi Nikumi

river sandbank


No lado esquerdo, o ideograma rio. Ele parece se sobrepor ao ideograma de banco de areia, à direita. Exemplo de poema concreto do Japão.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Mike Perry

Ótimo site do Mike Perry, com muitos exemplos de lettering.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Mauro Poggi

Mauro Poggi 1750 Figural letter B

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Giovanni Battista Palatino


Soneto Figurado
Parte I, Compendio do "Grande Volume da Arte de Bem Escrever" Roma, 1566
O texto pode ser lido assim:
"Dove son gli occhi et la serena forma
Del santo alegro, et amoroso aspetto?
Dove la man eburna ov´e ´l bel petto
Ch´appersarvi hor in fronte me transforma?"
Na primeira linha, "dov´e" é representado pela letra D seguida da imagem de dois ovos (uove); son (imagem de homem tocando instrumento de sopro); "gli occhi" (letras GL e desenho de dois olhos (occhi); letra E; "la serena forma" (pauta musical com a nota la; imagem de uma sereia (serena = serena); imagem de uma forma de calçado (forma).


Exercícios de Estilo


terça-feira, 2 de dezembro de 2008